ROI – Retorno Sobre o Investimento em 245 palavras

Blog Bender - Gestão Inteligente

Esse indicador está presente em muitos sites de performance e cada vez mais pessoas estão utilizando. Hoje, vamos explicar de forma simples e rápida como você pode calculá-lo e melhorar a gestão da sua empresa.

Do inglês, Return on Investment, ele nos mostra o quanto estamos ganhando levando em conta os gastos para implementar o investimento. Com esse indicador, podemos avaliar se as ações que tomamos são financeiramente viáveis.

O ROI é uma métrica de performance financeira que mostra quanto você ganhou cada 1 real investido.

O cálculo para determinar o ROI é: (Receita – Custo) / Custo

Imagine que investimos R$ 1.000,00 em campanhas pagas no Google e nesse período faturamos R$ 5.000,00. O nosso Lucro Bruto foi de R$ 4.000,00 (R$ 5.000 – R$ 1.000), dividindo esse valor pelo custo total (R$ 1.000) encontramos 4.

Podemos interpretar esse indicador de duas formas:

1.        Tivemos um retorno de 400% nessa operação;

2.        Para cada R$ 1,00 investido, tivemos o retorno de R$ 4,00

Tenha atenção em um ponto, no exemplo dado anteriormente não levamos em consideração o custo do produto, apenas o custo com o Marketing. Para ter um ROI mais assertivo, você pode utilizar o lucro líquido do produto (Valor de Venda – Valor de Compra) no lugar do valor da Receita.

O ROI é um importante indicador seja na gestão de um projeto específico, seja na análise de compra ou de acompanhamento mensal da empresa. Com ele, gerenciamos de forma inteligente os nossos dados financeiros.

Boas análises!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email