Estamos atravessando um momento no qual temos a nossa disposição diversas formas para conseguir realizar, melhorar e analisar as ações de marketing de nossas empresas. Muitos aplicativos, agências e propagandas para podermos escolher as melhores opções disponíveis.
Tenho acompanhado essa evolução de perto, e sou um grande entusiasta dessas tecnologias. Porém, vejo que muitas pessoas estão fazendo uso dessas ferramentas, porém não estão analisando devidamente a performance de cada um dos canais.
Tão importante como fazer um anúncio, conquistar um novo cliente é saber a razão e o tipo desse cliente para conseguir replicar, otimizar e projetar novas ações.
Quando entramos no detalhe, podemos descobrir que o anúncio A foi melhor para determinada faixa etária de determinada região e podemos traçar estratégias com essa informação. Seja de anúncios como ações comerciais, de pós-venda e muito mais.
Dentro do universo de empresas (e pessoas) que utilizam as ferramentas de marketing e anúncio pago podemos dividi-las em três grupos distintos;
- Não fazem análise
Por mais estranho que possa parecer, é muito comum encontrarmos empresas que não realizam análises, somente monitoram o resultado, e controlam o investimento e as mídias.
Esse grupo de pessoas pode até conseguir um resultado bom, porém é totalmente empírico e carece de constância.
- Analisam dentro da ferramenta
Esse segundo grupo possui um interesse em algumas métricas, conseguem de fato olhar a performance por canal, grupo ou região, porém ficam limitados pela disponibilidade de dados e gráficos da plataforma.
Essas pessoas têm um conhecimento maior do seu negócio e como ele interage com o público, isso é ótimo, porém ainda tem limitações
- Análise Consistente e Total
Esse grupo utiliza a informação do marketing para cruzar com os dados de venda, pré-venda e outras ações físicas, por exemplo, para conseguir identificar padrões e obter consequentemente o cliente da fonte mais barata melhorando seu CAC (custo de Aquisição).
Imagine se você conseguisse entender a sua base de cliente (CRM), correlacionar com os melhores clientes do Pós-Venda e com essas informações otimizar as campanhas para esse público.
Ter todos os dados consolidados e conectado faz com que sua empresa consiga ser mais eficiente e assertiva no uso das informações.
Na próxima vez que for fazer uma campanha paga, lembre-se de otimizar e enriquecer as informações do CRM (ou vice-versa) para potencializar os seus resultados.
Caso precise de ajuda para estruturar, monitorar ou implementar essas soluções, entre em contato conosco.
Boas análises.