Existe um ditado de um autor desconhecido que diz: “Passe 30 minutos afiando o machado e corte a árvore em 5.”
Gosto dessa frase, pois ela mostra de forma simples a necessidade do planejamento para a realização das nossas operações. Em empresas maiores existe um plano maior com as direções e metas gerais da companhia, onde essa é dividida em metas e planos segmentados no detalhamento tático e por fim temos um manual com o como e quando devemos fazer o que faremos.
Em pequenas empresas muitas vezes não temos metas e nenhuma orientação a longo prazo no máximo temos objetivos financeiros, faturar X mil reais até fim do ano. Para conseguir desdobrar essas metas será importante termos um planejamento e controle operacional.
Nesse planejamento devemos mapear todas as atividades que realizaremos, quais são as limitações, os próximos passos, com quem devemos solicitar e quando fazer. É de fato um manual.
Pense nele como um manual de operação onde poderá ser consultado e passado para novos colaboradores quando necessário. Essa padronização é importante para mantermos a qualidade dos nossos serviços, bem como identificar pontos de melhoria por comparação.
Além do manual é interessante termos um controle das atividades, o quando produzimos, qual era a meta, quanto atendemos, quem são os melhores, quem está com dificuldade, qual linha de produtos temos maiores gargalos e assim por diante. Com esse controle instalado conseguimos analisar as diferentes operações e melhorar o planejamento geral com base nos dados.
Nós da Bender tivemos um bate-papo com Alan Werner, Engenheiro de Planejamento da Bracell e entre outras coisas ele comentou sobre a necessidade e importância do planejamento em nossas operações. Deixo a seguir o vídeo para poderem acompanhar melhor.
Caso tenham mais dúvidas ou necessidade de implantação de um controle e um desenho das atividades da sua empresa, entre em contato conosco adm@benderperformance.com.br .