O que é CPC (Custo por Clique)?
Dentro do Marketing, utilizamos algumas terminologias e, certamente, CPC é uma bem conhecida. Hoje, iremos detalhar a formação e utilização desse indicador tão importante para nosso marketing.
As estratégias para captação de clientes têm mudado devido ao avanço digital. Muitas empresas trabalham com campanhas pagas no Google ou no Facebook para obter tráfego em seus sites.
Diferente de uma campanha tradicional, a publicidade online nos permite medir a quantidade de pessoas expostas aos nossos anúncios, quantos interagiram e mapeamos todos eles até a venda.
Dessa forma, criamos um funil de venda que é um conjunto de etapas nas quais nosso lead atravessa até se tornar nosso cliente.
Cada uma dessas campanhas tem um custo total, e em cada uma delas podemos observar quantas pessoas de fato clicaram no anúncio e foram para nosso site.
Por definição, o CPC é o custo por clique. Ou seja, o quanto pagamos em cada clique de um possível cliente. Para chegarmos nesse valor, devemos dividir o custo total da campanha pelo total de cliques que a campanha teve.
Se você é um leitor assíduo do nosso blog, sabe que não gostamos de avaliar os cenários utilizando somente um indicador, pois eles podem não representar com assertividade esses cenários na totalidade. De toda forma, o CPC é um indicador importante para determinar se continuamos ou não com as campanhas.
Quanto mais alto for o CPC, mais caro está sendo sua campanha, você está conseguindo poucos leads e ainda não tem a certeza de que comprarão de você. Mas esse indicador pode lhe auxiliar na tomada de decisão.
Imagine que você gastou R$ 1.000 em campanhas, conseguiu 500 leads (cliques), o seu CPC será de R$ 2,00 (1000/500), esse é o custo para ter um lead. Dependendo do seu negócio, da margem de lucro, preço dos produtos, taxa de conversão entre outros, esse valor pode ser bom ou ruim.
E ele é um fator para comparar diferentes campanhas e com isso determinar qual você deve continuar e qual deve parar/otimizar.
Tenha em mente que é preciso determinar alguns indicadores chave para poder fazer uma análise consistente, mas o CPC é um ótimo auxiliar.
Boas Análises!