Atualmente somos inundados de muitos dados, oriundos de diversas fontes: nossos sistemas de ERP, CRM, planilhas de Excel e de todas as ferramentas de marketing de que utilizamos. Saber quais dados utilizar e como analisá-los é um grande desafio para todos que tomam decisões a partir do marketing.
Costumo dizer que o Marketing é um investimento intangível, por mais que tenhamos impactado um número determinado de pessoas por um valor fixo, é impossível determinar todas as interações futuras que esse nosso lead teve ou poderá ter com nossa marca.
Às vezes podemos realizar uma campanha, ter valores ruins, porém somente por realizar essa campanha, a próxima terá uma boa performance, por diversos aspectos. A constância é um elemento indispensável. Para otimizar o investimento realizado falarei de algumas práticas que você aplicar no seu negócio.
INFORMAÇÕES DO CONTATO
Quando estamos preparando nossa estratégia temos uma difícil escolha, levar nosso lead para o WhatsApp e ter um atendimento direto e mais humanizado ou ter uma landing page e coletar os dados, mesmo que isso gere uma fricção no meu processo.
Gosto muito de utilizar as landing pages por alguns motivos: ela afasta os não interessados, permite que eu capture os padrões de acesso e dados do meu lead. Ter um formulário enxuto é bom para aumentar as conversões e não ter problemas com a LGPD.
Dependendo do nicho em que sua empresa atua ou se é B2B ou B2C ter campos adicionais como empresa, cargo ou idade pode ser útil para futuros contatos. Tendo a informação da empresa, você pode efetuar uma prospecção ativa na empresa desse funcionário, às vezes esse lead nem é a melhor pessoa para entrar em contato, mas através dele você descobriu a empresa/posição.
ATUALIZAR O CRM
Capturar as informações do lead é importante, mas você precisa orquestrar essas informações com todas as outras que tem ou terá. Trabalhar com um CRM é importantíssimo para sua gestão.
Com o CRM você poderá mapear como está sendo a jornada do seu lead e com isso melhorar as futuras abordagens. Com o CRM podemos ainda estudar quais foram as fontes de lead que mais converteram e com isso focar e otimizar o marketing dessas fontes.
Essa dobradinha Marketing – Comercial e depois Comercial – Marketing é indispensável para termos melhores resultados em nossos negócios.
PERSONALIZAR CAMPANHAS
Com mais dados sobre nossos leads conseguimos criar campanhas de Inbound e Outbound que convertem muito mais. A personalização é a chave para conseguir chamar a atenção do nosso lead diante diversas fontes de informação.
Se sabemos, por exemplo, o nome da empresa e o cargo do nosso lead, podemos criar uma campanha segmentada conversando diretamente com as dores desse lead, e isso para todos que capturarmos. Teremos um processo automatizado, porém personalizado.
Com essas três dicas você obterá resultados incríveis no seu marketing, aplique gradualmente e monitore os resultados.
Boas Análises.