A cada dia, mais pessoas utilizam a ferramenta do Google para realizar seus anúncios e isso é ótimo! Ela nos possibilita entender toda a dinâmica dos anúncios, nos informando quantas pessoas estão vendo, clicaram ou compraram o produto, ou serviço. Isso é uma evolução, quando comparada aos meios tradicionais de anúncio, pois não era possível precisar esses mesmos valores.
Com essa otimização, surge o problema em que não sabemos, ao certo, como avaliar as nossas campanhas e como medir os resultados de forma satisfatória. São muitas métricas, números, palavras e silabas que, muitas vezes, não fazem sentido algum para iniciantes.
Esse post tem o objetivo de ajudar nas suas futuras análises utilizando 4 dicas simples, porém valiosas.
· Defina o objetivo da campanha:
Ficamos maravilhados com o poder da ferramenta e o quão longe podemos chegar, mas é importante ter em mente o porquê está fazendo essa campanha. Parece obvio, mas nem sempre é assim. Se o seu objetivo é levar pessoas ao seu site para eles realizarem a compra, você vai ter uma estratégia e caso seja levar para uma ligação ou mensagens instantâneas será outra. Crie suas campanhas otimizadas para o objetivo que determinou. Lembre-se que o tráfego é apenas a entrada do cliente na sua loja, sua loja (site) deve ser bonita, amigável e claro feita para o seu lead.
· Veja quais são as palavras-chave que seus clientes estão utilizando:
Como nós vemos o nosso produto ou serviço é diferente de como nossos clientes o enxergam. É importantíssimo colocar as palavras que seus clientes estão utilizando, por mais que seja um erro gramatical ou ortográfico, você tem que conseguir ser encontrado pela forma como seu cliente o procurará e não como você gostaria que fosse.
· Acompanhe o CPM de cada Termo:
O CPM é o Custo por Mil, ou seja, quanto você pagaria para alcançar mil pessoas utilizando aquela palavra. Esse indicador é legal, pois conseguimos precisar o quanto iremos gastar. Para determinar o CPM máximo aceito, entenda o seu funil de vendas. Quantas pessoas você precisa para fechar uma venda? Qual é o lucro médio de cada produto e afins. Depois que definir o máximo valor que está disposto a pagar pelo clique de 1000 pessoas, você remove todas as palavras que são caras, e fica apenas com as “baratas”.
· Acompanhe o CTR de cada Termo:
O CTR é a taxa de clique, quantas vezes seu anúncio recebe o clique. Um CTR de 8% significa que de cada 100 pessoas que buscaram aquela palavra apenas 8 clicaram. Eu gosto de trabalhar com no mínimo 50%. Palavras de pesquisa que tenham um CTR menor que 50% eu removo da campanha. Fazendo isso eu potencializo minha campanha apenas para as palavras que eu tenho maior taxa de abertura, barateando assim a aquisição dos novos clientes. Tenha cuidado, caso exista uma palavra muito importante com o CTR baixo, caso o CPM dela seja baixo, eu talvez a mantivesse.
Boas Análises!