Essas duas siglas (B2B e B2C) estão frequentemente no vocabulário empresarial e muitas pessoas não entendem com clareza o seu significado e as principais características de venda e marketing. Esse artigo visa esclarecer e conceituar ambos os modelos.
O modelo B2B é o acrônimo, em inglês, de Business to Business, representando empresas que fazem negócios com outras empresas. Enquanto B2C representa, em inglês, business to consumer, ou seja, empresas que realizam transações com os consumidores.
Uma empresa pode ser B2B e B2C, na BENDER, por exemplo, oferecemos treinamentos corporativos (B2B) e treinamentos online (B2C).
É muito importante você saber qual é o modelo de negócio da sua empresa para definir as estratégias de marketing e vendas. Você pode definir estratégias diferentes para produtos/serviços diferentes.
As vendas B2B (para empresas) costumam ser vendas mais complexas, pois dependem de uma série de aprovações para ser concretizada. Essas vendas costumam ter um ciclo de recompra maior, uma vez que você se torna fornecedor de uma empresa e seu ticket médio também costuma ser mais atrativo.
Pode ser que sua empresa precise de um ciclo de venda maior para efetuar a venda e dependendo da empresa ter um faturamento diferenciado, em 30,60 ou até 90 dias.
Por esse aspecto é interessante monitorar o fluxo de caixa e validar os valores a receber para garantir que a empresa tenha caixa para manter as operações.
Em contrapartida, as vendas B2C costumam ser vendas mais simples, onde o comprador pode fazer sua escolha com apenas um clique e ter o produto/ serviço.
Geralmente o valor transacionado é menor, comparado ao B2B, não temos uma garantia de recompra e podemos ter clientes muito pulverizados, exigindo um grande esforço de atendimento para um baixo retorno financeiro. As vendas costumam ser pagas no ato da compra, minimizando a necessidade de ter fluxos projetados.
Resumidamente, empresas ou setores de empresa que são B2B realizam uma venda para outra empresa. Possui um ciclo de compra mais longo, podendo ser de meses. Possui um ponto focal, uma pessoa que negociará e fará os pedidos e pode ter uma forma diferenciada de pagamentos.
Empresas B2C realizam vendas para o consumidor final, geralmente com o processo mais simples e o ciclo mais curto. Serão mais clientes, mais pessoas para atender e demanda uma atenção maior.
Independente do seu modelo de negócio, é interessante ter um suporte de dados para ajudar no processo comercial e de marketing. Se precisar, entre em contato.
Boas análises!