A transformação digital que está acontecendo na maior parte das empresas chegou com força total no RH. Ele desempenha uma função importante e estratégica para as companhias.
Atualizar a forma de ver, medir e gerir os indicadores do setor é de suma importância para toda a empresa. A otimização do RH passa necessariamente pela utilização de análise de dados.
Um importante indicador para o setor é o Turnover, que em tradução livre é o índice de rotatividade, ele é obtido dividindo o total de movimentados ([admitidos + desligamentos] /2) pelo número de funcionários ativos.
Manter um índice de rotatividade baixo é um desafio para toda empresa. Com o poder das análises podemos segmentar e entender o funcionamento desse indicador para diversos setores, gerentes ou times e assim conseguir uma maior assertividade na tomada de decisão.
Os principais impactos da baixa rotatividade é:
- Aumento de produtividade e satisfação dos colaboradores
- Menor sobrecarga e retrabalho
- Economia com novas contratações
Cada empresa deve buscar um valor referência para as suas metas de Turnover, valores maiores que 5% são considerados altos.
Devemos entender quais os motivos das saídas dos funcionários, o sexo dos desligamentos, o tipo do desligamento e diversas outras características dos funcionários e dos motivos para conseguirmos otimizar o nosso processo.
Utilizando o Power BI conseguimos entender esses motivos e segmentar por diferentes características otimizando e automatizando as análises. Preparado(a) para implementar essa ferramenta no seu RH?