Análise de Preço

Bender Performance Gestão Inteligente

Esse artigo foi escrito com base em uma live que realizamos em nosso canal do YouTube.

Qual é o preço de venda de um produto que eu compro a R$ 10,00 e quero ter uma margem de 20%?

Preço é a quantidade monetária que se atribui à troca por um bem. Encontrar o preço de venda é importante para garantir que não vamos perder dinheiro na transação. Trouxemos quatro metodologias para encontrar o preço de venda:
 

  • Valor Fixo

Nesse método encontramos o valor de venda multiplicando o valor de compra por um valor fixo determinado, esse valor é encontrado de forma empírica e dependa da experiência do comerciante.

Compro um produto a R$ 80 e multiplico por 1,2 (aplico uma taxa de 20%) e dai vendo o produto por R$ 96. O lucro é de R$ 16 reais e a margem de lucro é de 17% (16/96).

Esse método é simples e muito usado ainda hoje. É importante conhecer o seu.

  • Ajustado

Similar ao anterior, nesse método iremos encontrar o preço de venda multiplicando o valor de compra do produto por uma taxa calculada que levará em conta os custo fixos.

Precisamos determinar em quanto cada produto participa da composição do custo fixo, para isso dividiremos o custo total pelo total de produtos vendidos.

Imagine que tenhamos uma loja com custo fixo total de R$ 2000 que vende 400 produtos, dividindo o custo pelo total vendido encontramos R$ 5, que é o custo fixo unitário.

Agora devemos encontrar o mínimo valor de venda que é o valor de compra do produto, que nesse exemplo é R$ 20, mais os R$ 5 reais que encontramos anteriormente.

Vendendo 400 produtos a R$ 25 eu consigo chegar em um ponto de equilíbrio, consigo pagar todos os produtos comprados e os custos do negócio.

Caso eu divida o ponto de equilíbrio (R$ 25) pelo valor de compra (R$ 20) chego ao resultado de 1,25.

Para garantir que irá lucrar você deve multiplicar ao preço de compra um valor maior do que o 1,25 encontrado.

Esse método é uma evolução do primeiro.

  • Ponderado

Esse método é similar ao anterior, porém ele leva em conta os diferentes produtos que possuímos. Caso você venda diferentes produtos, com diferentes valores de compra, teria problemas em utilizar o método anterior.

Imagine que tenhamos dois produtos: o A com custo de R$ 20 e o B com custo de R$ 45. Em média vendemos 400 produtos A e 260 B e o custo fixo de nossa loja é R$ 2000.

Primeiro devemos encontrar a participação de venda de cada produto dividindo o total vendido de cada um pelo total geral, logo temos: O produto a com 61% das vendas (400/660) e o produto B com 39% das vendas (260/660).

Agora determinaremos o custo fixo ponderado pelo total de venda. O produto A deverá arcar com R$ 1.212,12 (61% de R$ 2000) e o produto B com R$ 787,88 (39% de R$ 2000).

Em seguida devemos determinar o custo fixo unitário:  2000/660 = 3,03

Para então encontramos o Preço de Equilíbrio.

Produto A => R$20 + R$3,03 = R$23,03
Produto B => R$45 + R$3,03 = R$48,03

Após dividir esses valores pelo custo de compra de cada produto, encontramos o menor multiplicador viável, para a determinação do preço.

  • Margem

Nesse método encontramos um valor de venda que satisfaça uma margem pré-determinada. Para tal devemos dividir o preço de compra por (1 – a margem) por exemplo:


Vamos voltar ao questionamento do início do artigo, um produto com valor de compra de R$ 10 e eu quero uma margem de 20.

Valor de Venda = 10 / (1-0,2) = R$ 12,5

Vamos verificar:

Lucro => 12,5 – 10 = 2,5
Margem => 2,5/12,5 = 20%

Algumas pessoas, erroneamente, multiplica o total da margem pelo preço de compra:

Valor de Venda (ERRADO) => 10* 20% = R$ 12

Lucro => 12-10 = 2

Margem => 2/12=17%

Com essa conta você está perdendo dinheiro. Você pensa que está ganhando 20% de margem, mas, na verdade, está ganhando apenas 17%.

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