Indicadores de performance são ferramentas que utilizamos para monitorar e analisar a saúde de nossas empresas. Eles nos fornecem uma clara visão para podermos melhorar nossos resultados olhando para poucas metas.
O ticket médio é um dos principais indicadores e ainda é pouco explorado pelas empresas. Ele, basicamente, nos retorna o valor médio de cada compra. Ele é formado pela divisão da receita pelo total de venda.
Com base no Ticket Médio, podemos determinar toda nossa estratégia comercial. Imagine que eu quero atingir um faturamento de R$ 100.000 e preciso entender quantos clientes precisarei adquirir para atingir tal resultado. Podemos dividir essa meta pelo Ticket Médio e obter uma boa estimativa dos clientes necessários e de quanto teremos que desembolsar.
Outro exemplo de sua utilização, é quando precisamos melhorar a venda para um grupo de clientes. Oferecer produtos com um bom ticket médio irá ajudar seu faturamento (nesse caso também é interessante olhar a margem do produto em questão).
A mensuração da equipe comercial pode ser feita com esse indicador, para podermos entender quais vendedores precisam ou não melhorar suas performances.
Como puderam observar é interessante analisar o Ticket Médio para os clientes, produtos e vendedores. No link a seguir você vai conhecer uma segmentação de clientes feita no Power BI, que utiliza o Ticket Médio como um dos critérios de seleção. https://bit.ly/Bender_Sales_AnaliseClientes
Tenha cuidado, nem sempre um maior valor de Ticket Médio é necessariamente melhor para a empresa.
Considere que uma empresa tenha a receita de R$ 10.000 obtidos em cinco vendas chegando a R$2.R$ 2.000 ticket médio. Essa mesma empresa teria um ticket médio de R$ 2.250 caso faturasse R$ 9.000 em quatro vendas.
Mesmo com um ticket médio maior, a empresa teria faturado menos. Por essa razão é aconselhado monitorar pelo menos três indicadores por setor/departamento, para termos uma redundância e amplitude de análise.
Espero que comece a utilizar o ticket médio em suas análises!