ROAS é um acrônimo para Return On Advertising Spend, traduzindo, retorno sobre investimento de propaganda. Ele funciona como nosso querido ROI, porém olhando somente para a performance de publicidade. Com ele medimos o lucro gerado a partir das campanhas.
Ele possui uma certa familiaridade com o ROI e depois desse artigo espero que você não confunda novamente.
Para o cálculo do ROI levamos em conta todo o gasto do projeto, enquanto o ROAS é calculado somente o gasto com anúncios. Para determinarmos o ROAS devemos dividir o total faturado com anúncios pelo total investido em anúncios.
ROAS = Faturamento (oriundo dos anúncios) / Custo dos Anúncios
ROI = (Faturamento – Custo Total) /Custo Total
Imagine que a empresa A teve um faturamento de R$ 20.000 sendo R$ 10.000 proveniente de anúncios. Seu custo total foi de R$ 8.000 e R$ 3.000 foi gasto com anúncios.
Essa empresa possui um ROI de 1,5 (150%), ou seja, para cada real gasto, tivemos um lucro de R$ 1,50. O ROAS desse mês foi de 3,3 (333%) isso significa que cada real investido em anúncios retornou mais de R$ 3,00.
Para analisar o seu ROI e seu ROAS é legal avaliar o setor, produtos e concorrentes. Para ter um valor de acompanhamento pense em um ROAS de pelo menos 2, um valor menor mostra uma insuficiência nos anúncios ou má precificação de seus produtos.
O ROAS tende a ser maior que o ROI por dois motivos, o primeiro é o fato de não levar em consideração o lucro. No ROI dividimos o lucro pelo custo, enquanto o ROAS é o Faturamento pelo custo.
O segundo ponto é que no ROI levamos em conta todos os gastos envolvidos e no ROAS só o investimento em anúncios.
O ROAS é uma excelente métrica para comparar campanhas diferentes e entender a performance do seu marketing.
Boas Análises