Atualmente muitas empresas estão migrando o seu marketing para o digital, onde podemos mostrar nossos produtos de forma mais segmentada e com isso melhorar nossas vendas. Porém, quando olhamos de perto, vemos que o planejamento e estrutura do plano de marketing digital é fraco ou inexistente.
O marketing digital está muito popular e isso tem causado confusão em alguns termos. Esse artigo tem como finalidade mostrar como podemos elaborar campanhas de performance, ou seja, que visam conversões, seja elas uma venda, um cadastro ou download.
Todo processo de marketing está pautado em um tripé: aquisição, negociação e conversão. Podemos incluir mais etapas, porém para ficarmos didáticos manteremos essa estrutura básica.
Nessa live mostramos em detalhes o planejamento e estruturação das campanhas.
Na aquisição despertaremos o desejo do nosso lead e iremos capturar informações úteis para as próximas fases. Durante a negociação demonstraremos o valor do nosso produto/serviço, bem como as condições e diferenciais enquanto na conversão conduziremos o lead para o fechamento.
- Funil WhatsApp
Nessa estratégia iremos fazer uma campanha de anúncio pago e ao clicar o lead será levado até o nosso WhatsApp, onde o atenderemos.
Essa estratégia possui pouco atrito, o lead clica e já é atendido, porém, dessa forma não capturamos dados como e-mail e telefone, que serão importantes em uma próxima campanha de venda.
Nessa estratégia não precisamos de um site, pois o lead será conduzido diretamente ao WhatsApp, esse é um ponto de desvantagem, pois estratégias que utilizam site alimentam os píxeis, que por sua vez melhoram nossas campanhas.
Essa estratégia é simples, porém demanda tempo para atender os clientes e terá uma alta taxa de “curiosos”. Utilize essa estratégia caso você esteja começando ou tenha disponibilidade para o atendimento.
- Funil de Produtos Online
Essa estratégia é boa para quem vende produtos em plataformas digitais, basicamente iremos conduzir nosso lead para uma página de venda após o clique no anúncio.
Essa página de venda deverá ser exclusiva para o produto/serviço sem distrações ou cliques extras. Ao clicar no botão de compra o lead será conduzido até a página de checkout. Caso sua plataforma de venda permita, coloque o checkout em seu site para acompanhar os abandonos de carrinhos.
Utilizando essa estratégia conseguimos mapear as pessoas que foram até a landing page (página do produto), as pessoas que foram até o checkout e as pessoas que compraram, pois essas serão levadas até uma página de obrigado (Agradecimento).
Com essa segmentação conseguimos fazer anúncios personalizados para cada um dos públicos e assim conversar melhor com nossa audiência.
Por exemplo, podemos escolher clientes parecidos com os compradores, ou mandar uma mensagem dizendo “vi que abandonou o carrinho do produto tal clique aqui e ganhe um desconto de 10%” ou qualquer outra personalização que desejar.
Essa estratégia é boa para produtos que o comprador tem necessidade ou o preço está ótimo. O ponto negativo é que não capturamos o contato do lead.
- Funil de Consultivo
Esse funil é semelhante ao anterior, porém não realizaremos a venda direta. Iremos coletar o contato do lead e fazer disparos de e-mail para manter a comunicação e vender o produto/serviço.
Esse funil possui um grande atrito, o lead precisa clicar no anúncio depois se cadastrar no site e aí, sim, receber os e-mails com ofertas. Porém, essa dificuldade funciona como um segmentador. A pessoas que for até o final tem bastante interesse na sua solução. E você também pode utilizar as pessoas que foram até a landing page ou se cadastram como modelo para anúncios posteriores.
Independente do modelo que utilize na sua próxima campanha de marketing lembre desses conceitos e aperfeiçoe o que já existe. Desenhe o fluxo onde seus leads passaram e monitore os resultados.
Boas análises