Criar campanhas eficazes não é uma tarefa simples. Além de toda estrutura estratégica e design, temos que acompanhar métricas para verificar se o que estamos fazendo realmente está dando resultado.
Temos alguns artigos explicando mais sobre a estratégia da campanha. O nosso foco hoje, é encontrar algum indicador para balizar nosso monitoramento.
Em um mar de centenas de indicadores, como escolher os corretos para ter êxito no marketing? Eu, particularmente, gosto de ter uma métrica chave e, no máximo, três outras que compõem essa principal.
No caso de hoje, gosto de olhar para o ROI (Retorno sobre investimento) como um resumo de quanto estamos tendo de retorno para cada R$ 1,00 investido. Se o valor estiver positivo, nossa campanha está dando resultado e caso esteja negativo, não.
Outra métrica a ser observada nesses casos é a que chamo de total para uma venda. Basicamente, enumero quantas pessoas preciso impactar para ter uma venda (Taxa de Conversão) e, com base no custo para aparecer na tela dessas pessoas, calculo o quanto preciso investir.
Essa métrica é uma média, para ela funcionar bem temos que ter uma campanha com o ROI positivo e é importante segmentar os números de produtos diferentes, locais diferentes ou qualquer outra fonte que possa desviar nossos dados, por exemplo.
Se você vende dois tipos distintos de produtos, ou vende um serviço em dois locais diferentes, encontre Valor para Venda para cada situação. Usando essa métrica, geralmente, um produto pode influenciar, positiva ou negativamente, a acurácia do indicador.
Paralelo com o monitoramento desses dois indicadores, sua empresa deve melhorar a qualidade do funil, ou seja, diminuir o atrito do lead. Fazendo assim, mais vendas com o mesmo valor investido, diminuindo o custo de aquisição e, consequentemente, o valor necessário para uma venda.
Caso você não tenha essas análises ou se a sua agência de marketing não disponibiliza essas informações, entre em contato conosco.
Boas análises!