Em um passado não tão distante realizamos o famoso Cold Call, que nada mais é do que a ligação para um prospecto sem que ele esteja esperando nosso contato. A estratégia comercial de muitas empresas ainda é baseada nesse modelo.
Ele é um modelo assertivo, mas não tanto escalável, pois temos uma limitação para efetuar as ligações.
O cold mail é exatamente igual o cold call, porém ele possui alguns benefícios extras. Conseguimos mensurar a quantidade de vezes que a pessoa abriu nosso e-mail, verificamos se ela clicou ou respondeu.
Com base nessas informações conseguimos ter um modelo otimizado da melhor prática. Qual é o assunto que mais é aberto, qual tipo de mensagem mais é respondida, que tipo de lead mais vezes abre a nossa mensagem.
Com essas informações conseguimos melhorar o nosso fluxo de mensagens e assim vender cada vez mais.
COLD MAIL NÃO É SPAM
Perceba que o processo do cold mail é mais refinado e personalizado do que enviar um único e-mail para diversas pessoas, configurando uma prática de SPAM. No cold mail segmentamos a mensagem por característica dos leads ou pelo seu comportamento de interação com nossas mensagens.
O cold e-mail também não é e-mail marketing pois essa precisa da autorização do lead para o envio. Plataformas otimizadas para entregas de e-mail marketing não são as mesmas que usaremos para o cold mail.
Esse é um erro muito comum, como são estratégias diferentes, de setores diferentes elas merecem atenção e softwares diferentes.
A chave para o sucesso das estratégias digitais é a segmentação. Devemos entregar o que o nosso lead precisa do jeito que ele quer na hora que melhor lhe convir.
Caso tenha interesse em implementar no seu negócio, fale com nosso time de vendas.