Ter o controle das finanças (indicadores financeiros) é vital para a saúde e prosperidade do negócio e, não é difícil encontrar uma pequena empresa que tenha problemas com os números.
Nesses casos, a primeira métrica que vem à cabeça quando pensamos no financeiro é o faturamento, mas este artigo busca abrir os seus olhos para três indicadores que são importantes e juntos oferecem subsídios melhores para tomar boas decisões.
Margem de Lucro
Algumas pessoas se animam com um faturamento alto, acham que ele é fundamental (realmente é ótimo ver a conta com um valor alto). Porém, se os custos são altos, pouco desse faturamento é transformado em lucro (margem de lucro).
É justamente isso que a margem de lucro nos mostra, a relação do total faturado com o lucro.
De forma matemática, podemos obtê-lo dividindo o lucro (Faturamento Total – Custos Totais) pelo Faturamento Total. Quanto maior for o índice, mais eficiente sua empresa está sendo.
Imagine uma margem de 20%, por exemplo. Significa que a cada R$ 100 faturados, a empresa transformou apenas R$ 20 em lucro, os R$ 80 restantes foram utilizados para custeá-la.
Por ser um indicador percentual, está relacionado a algo (no caso, ao Faturamento Total) e deve-se ter o cuidado com comparações entre eles. Sempre que olhar para um indicador relativo, tenha em mão outro absoluto, como o Faturamento.
Exemplificando esta situação, uma margem de 20% de um faturamento de R$ 10.000 gera o lucro de R$ 2.000, enquanto uma margem de 30% de R$ 5.000 gera um lucro de R$ 1.500. Mesmo com uma margem menor, o lucro pode ser maior.
Monitore a margem para entender a flutuação de vendas mês a mês, para verificar melhores vendedores, curva abc de produtos e afins.
Retorno do Investimento
Carinhosamente o chamamos de ROI e seu cálculo é proveniente da divisão do lucro de uma determinada ação ou projeto pelo total investido.
Assim como o indicador anterior, ele também nos mostra um valor relativo e devemos tomar os mesmos cuidados.
O ROI nos mostra o quanto estamos lucrando com cada real investido. Falar que o projeto A tem um ROI de 200% é o mesmo que dizer que para cada real investido estamos lucrando R$ 2,00.
Utilize esse indicador para balizar as campanhas pagas, investimentos ou ainda comparar a performance financeira de diferentes projetos.
Endividamento
Tão importante quanto olhar para o que está entrando é olhar para o grau de endividamento da empresa. Entender a saúde financeira e assim conseguir antecipar algum movimento com base nessas informações.
Esse indicador também é relativo, ele é a razão entre o valor de pagamento das dívidas pelo faturamento. Ele expressa o quanto do faturamento está comprometido para o pagamento de compromissos financeiros.
Estipule um teto mensal para esse valor e monitore se está sendo alcançado.
Você pode utilizar esses indicadores de forma individualizada para entender seu comportamento, mas recomendo que trabalhe de maneira conjunta.
Considere que seu endividamento está em 10%. Porém, tende a chegar em até 15% no próximo mês (devido a um aumento na dívida ou diminuição da expectativa de faturamento), esse aumento vai diminuir sua margem e caso você esteja dependendo desse lucro para investir em novos projetos/ campanhas deverá reajustar o valor.
No exemplo acima, vemos os três indicadores em ação, interligados. Estude cada um deles separadamente e depois perceba sua interação.
Boas análises!